biologia
Lâmina nuclear: No folheto interno do envoltório nuclear existem proteínas que se associam a uma rede de filamentos intermediários feito de laminina, que por sua vez está ligada a cromatina. Esta estrutura, conhecida como lâmina nuclear, é responsável pela desorganização do envoltório nuclear durante a prófase e sua reorganização durante a telófase.
Prófase: Na mitose, a prófase caracteriza-se pela individualização dos cromossomas duplicados no interior do núcleo, pelo aparecimento do fuso mitótico e pela decomposição da membrana nuclear (carioteca) e é o início da mitose.
Telófase: A telófase é a fase mitótica em que os cromossomas começam a se desespiralizar. A carioteca ou invólucro nuclear reconstrói-se, os cromossomas reúnem-se nos polos do fuso, os microtúbulos cinetocorianos desaparecem e o nucléolo reaparece. Há a formação de duas células diploides (2n) e ocorre a citocinese. De seguida, as duas células entram em estado de interfase.
Nucleoplasma: Conhecido como nucleoplasma ou suco nuclear, é uma massa incolor constituída principalmente de água e proteínas que preenche o núcleo celular que contém os filamentos de cromatina e o nucléolo. Suas funções são dar forma à célula, sustentação e preenchimento.
Cromatina: A cromatina é um conjunto de fios, cada um deles formado por uma longa molécula de DNA associada a moléculas de histonas, um tipo especial de proteína. Esses fios são os cromossomos.
Heterocromatina: se refere à cromatina mais densamente enrolada
Eucromatina: material cromossômico, de consistência mais frouxa.
Cromossomos: são minúsculas estruturas