Biologia
Platelmintos. Tal animal, conhecido como planária, apresenta grande poder de regeneração, onde independente do tecido perdido, o mesmo pode ser regenerado.
Tal capacidade regenerativa se dá devido:
a. À presença de células tronco, com capacidade de diferenciação tecidual.
b. À presença de tecido adiposo, na qual substitui as partes de seu corpo perdidas. c. À presença de células epiteliais que se dividem em larga escala e substitui o tecido danificado
d. À presença de líquido celomático com proteínas ativadoras de regeneração tecidual. e. À presença de células chamadas células flama, na qual podem se modificar e se transformar em outros tipos celulares.
2- Na tirinha acima, o fato do professor dizer que anêmonas não sabem para onde
“caminham”, representa um fato ligado a simetria desses indivíduos. Uma interpretação correta para essa tirinha seria:
a. Anêmonas pertencem ao filo dos Cnidários, que apresenta indivíduos com simetria bilateral, o que confere cefalização ao mesmo.
b. Anêmonas pertencem ao filo dos Platelmintos, o primeiro filo a apresentar cefalização, na escala evolutiva.
c. Anêmonas pertencem ao filo dos Cnidários, que apresenta indivíduos com simetria radial, o que não confere cefalização a esse grupo.
d. Anêmonas pertencem ao filo dos Platelmintos, que apresentam simetria radial, o que não confere cefalização a esse grupo.
e. Anêmonas pertencem ao filo dos Cnidários. Tal filo apresenta indivíduos assimétricos e sem organização tecidual.
3- A Lei de Spencer é uma lei que disserta sobre a relação superfície/ volume de uma célula, comparando-a com um sólido geométrico chamado cubo. Sabendo as fórmulas para o cálculo da área e do volume do cubo, uma das premissas para a divisão celular é que: a. Ao aumentar a superfície celular, o volume pode sofrer aumento ou diminuição, que depende exclusivamente de fatores bioquímicos.
b. Ao aumentar a superfície celular, seu volume