Biologia
Bruno Iribarren, Bruno Ribeiro, Juliana, Luis Henrique, Matheus, Thomas, William
Glicídios
●
Os glicídios também são conhecidos como carboidratos, sacarídeos, açúcares, glúcides e hidratos de carbono.
●
São conhecidos como açúcares pois o açúcar comum (sacarose) pertence a essa classe. No entanto, não é correto denominar todo carboidrato assim, pois existem outros compostos desse grupo que não são doces, como o amido.
Glicídios
●
Uma das classes de moléculas orgânicas mais abundantes da natureza.
●
A celulose é a molécula orgânica mais abundante da Terra. Moléculas orgânicas são aquelas que contêm átomos de carbono ligados covalentemente.
ácido octanoico molécula da cafeína
Glicídios e suas funções
●
São a fonte primária de energia para as células: essas moléculas podem ser quebradas/degradadas em reações catabólicas, liberando energia para o funcionamento das células. ●
Normalmente os glicídios estão localizados mais próximos da base nas tradicionais pirâmides alimentares ou pirâmides nutricionais, o que significa que devem ser ingeridos em quantidades maiores que os alimentos ricos em proteínas e os ricos em lipídios.
Glicídios e suas funções
●
Função estrutural (fazem parte da estrutura de algo), como a celulose, componente principal das paredes celulares de células vegetais e a quitina, componente das paredes celulares de fungos e do exoesqueleto dos artrópodes.
Glicídios e suas funções
●
Os glicídios também têm funções no reconhecimento e sinalização celulares, por exemplo:
●
Os glicídios presentes na superfície da hemácia fazem com que elas sejam classificadas como descartáveis ou não.
TIPOS DE Glicídios
Monossacarídeos
●
São os glicídios mais simples, constituídos de 3 a 7 átomos de carbono, como a glicose, a frutose e a galactose. Também existem a ribose e disoxirribose, mas elas não tem função energética, apenas estrutural.
●
Não podem ser quebrados em glicídios menores pelo processo digestório. O prefixo mono
indica