BIOLOGIA
Tartarugas Marinhas
Introdução
O estudo dos répteis vem ganhando cada vez mais importância, tanto por questões conservacionistas quanto pelo interesse e curiosidade que atrai o público.
Tartarugas, cágados e jabutis são quelônios, pertencentes a classe do Répteis, que surgiram no período Triássico; são os répteis mais antigos e os que menos mudaram nos seus 200 milhões de anos de história.Sua característica mais comum é a presença de um grande casco, com uma parte dorsal (carapaça) e outra ventral (plastrão). Cada parte possui uma camada óssea interna e outra camada externa, de placas ásperas. A camada visível é feita de grandes placas ásperas e duras, mas esta apenas cobre uma grossa camada de segmentos ósseos que efetivamente forma o verdadeiro casco protetor. No local onde a carapaça encontra o plastrão, existe uma abertura para a cabeça, pernas e cauda. O número e disposição das placas ásperas variam de acordo com a espécie; sendo útil na identificação da espécie.
Os quelônios não possuem dentes, e sim uma placa córnea cortante. No lugar dos dentes, as tartarugas modernas possuem pontas sulcadas e duras que cobrem a mandíbula superior e inferior. Nas carnívoras, estas pontas são afiadas e cortantes e funcionam como uma tesoura. Nas que comem plantas a extremidade externa de cada ponta é serrada (plantas mais duras).
A tartaruga é uma espécie de réptil que vive na água doce ou marinha saindo somente quando necessário, os cágados são espécies semi-aquáticas e os jabutis são espécies terrestres. A desova destes animais é terrestre. O termo tartaruga pode ser usado para todos os animais pertencentes ao grupo dos quelônios.
As populações de tartarugas e outros representantes em muitas partes do mundo são fortemente impactadas pelas atividades humanas, desenvolvimento e urbanização. Aproximadamente dois terços das espécies de tartarugas terrestres e de água doce do mundo estão listadas como ameaçadas. A exploração humana das espécies de quelônios tem