Biologia
Trabalho de Biologia
Nome: Rayanne Matias
Turma: 3º ano
11 de abril de 2013.
Desenvolvimento versus Meio Ambiente
O atual modelo de produção capitalista acabou gerando uma série de desequilíbrios em diversos aspectos. A cada dia que passa, o ritmo de produção aumenta, gerando riqueza e novas tecnologias, porém a desigualdade social, a degradação e a poluição tornam-se cada vez mais presentes.
• O processo é compatível com o meio ambiente?
O progresso e o crescimento populacional trouxeram consigo uma grande preocupação sobre como continuar se desenvolvendo com qualidade sendo que os recursos estão cada vez mais escassos, mas demorou bastante para que a humanidade constatasse que estava caminhando para um abismo. Há mais de dois séculos, entendia-se que desenvolvimento e crescimento econômico eram a mesma coisa e que dependiam do consumo crescente de recursos naturais. Os países desenvolvidos destruíram suas florestas, cresceram e prosperaram. Mas na prática, isso significa que os países ricos devem buscar fontes de energia menos poluentes e reduzir a produção de lixo e reciclá-lo, além de praticar um consumo consciente. Essa ideia foi sintetizada no conceito do "desenvolvimento sustentável": aquele que "atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer as próprias necessidades". Essa definição está no documento "Our Common Future", conhecido por relatório Brundtland, referência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento que o apresentou em 1987. Nele, a ONU diz que "a pobreza absoluta é incompatível com a preservação do meio ambiente".
• Quais são os principais desafios para um desenvolvimento sustentável?
Segundo Furtado (1992), em um trabalho preparatório para a Agenda 21 brasileira, o desafio que se coloca no umbral do século XXI é nada menos do que mudar o curso da civilização, deslocar o seu eixo da lógica dos meios a serviço