biologia
• O etileno é um hormônio vegetal presente em todos os órgãos vegetais e em alguns fungos. Sintetizado a partir da metionina, o gás etileno (C2H4) atua em concentrações baixas, participando da regulação de quase todos os processos de desenvolvimento das plantas. O etileno realiza a biossíntese em diversos tecidos em resposta ao estresse, principalmente nos tecidos submetidos ao amadurecimento.
• Esse hormônio pode ser endógeno (produzido por tecidos nas raízes, caules, folhas, flores e/ou frutos) ou exógeno
(proveniente do meio externo). Quase todos os compostos orgânicos liberam etileno quando são aquecidos ou oxidados, tornando o gás etileno presente em toda a atmosfera, principalmente nas áreas de atividade industrial.
• Outra característica do etileno é a participação na abscisão das folhas, juntamente com as auxinas. A concentração das auxinas nas folhas de plantas diminui no outono, induzindo modificações na chamada zona de abscisão, que passa a produzir etileno. O etileno enfraquece as células a tal ponto que o peso da folha é suficiente para romper sua ligação com o caule, assim a folha se destaca e cai.
• Um das funções do etileno é o amadurecimento de frutos, como maçãs, bananas, etc. Uma prática comum para acelerar o amadurecimento da banana é queimar pó de madeira nas câmaras de armazenamento. Essa queima de serragem libera o etileno que é indutor do amadurecimento de frutos. Cada fruto em amadurecimento libera outras quantidades do hormônio, que possivelmente será utilizado em frutos vizinhos induzindo-os a amadurecer também.
• Em razão disso, a própria indústria e estabelecimentos comerciais muitas vezes tratam alguns desses alimentos com o gás eteno, para acelerar seu amadurecimento. No passado, por exemplo, eram acesas fogueiras perto das plantações, porque se acreditava que isso acelerava o amadurecimento das frutas. Em 1934, na Inglaterra, descobriu-se que o gás etileno é um dos constituintes da fumaça liberada nas fogueiras.
• Hoje o