Biologia
Após a ocorrência da fase clara, seus produtos seguem ao estroma do cloroplasto para que os carboidratos como a glicose possam ser produzidos.
As principais reações da fase enzimática ocorrem no ciclo de Calvin-Benson. Neste ciclo, o CO2 (oriundo da atmosfera), além de ATP e NADP2H (oriundos da fase clara) gerados nas reações luminosas, para produzir glicose.
A cada volta do ciclo 3 CO2 são convertidos em uma molécula de PGAL (aldeído fosfoglicérico). A cada duas voltas forma-se uma molécula de frutose 1,6 bifosfato que culminará com a formação da glicose. Importante: A fase escura ocorre no estroma e depende de forma indireta da luz. Nela ocorre a produção de glicose com a fixação de CO2
Embora a etapa fotoquímica e a enzimática também sejam denominadas de fase clara e fase escura, respectivamente, tais termos, no entanto são utilizados de forma inadequada. No escuro o vegetal não realiza fotossíntese, tendo em vista que para a fase escura ocorrer ela depende dos produtos da fase clara (ATP, NADP2H), logo sem luz nenhuma das duas fases poderá ocorrer.
Fotossíntese - Fase química ou escura. A fase química ou "fase escura", onde se observa um ciclo descoberto pelos cientistas Melvin Calvin, Andrew Benson e James Bassham. Nessa fase chamada de ciclo de Calvin ou ciclo das pentoses, que ocorre no estroma do cloroplasto, o tilacóide fornece ATP e NADPH2 ao estroma do cloroplasto, onde se encontra a pentose (ribulose fosfato), essa pentose ativada por um fosfato, fixa ocarbono que provém do dióxido de carbono do ar sob a ação catalisadora da "rubisco" (ribulose bifosfato carboxilase-oxidase) e em seguida é hidrogenada pelo NAPH2 formando o aldeído que dará origem à glicose. Para a síntese de uma molécula de glicose são fixadas seis de dióxido de carbono, permitindo que o processo recicle a ribulose fosfato. devolvendo-a ao estroma. Desta fase resulta a formação de compostos orgânicos como a glicose, necessária à atividade da planta. Esta