biologia
TROCA ENTRE A CÉLULA E O MEIO
Trabalho elaborado e apresentado à Prof.ª Andreia como requisito parcial para aprovação do 1° bimestre na disciplina de biologia.
Giovanna Ribeiro Silva N°07 2°B
São Paulo/2015
Processos de troca entre a célula e o meio externo
Os processos de troca entre a célula e o meio externo podem ser agrupados em três categorias:
Processos passivos - ocorrem sem gasto de energia: difusão simples, difusão facilitada e osmose.
Processos ativos - ocorrem com gasto de energia: bomba de sódio e potássio.
Processos mediados por vesículas - ocorrem quando vesículas são utilizadas para a entrada de partículas ou microrganismos na célula, ou para a eliminação de substâncias da célula. O processo de entrada chama-se endocitose e o de saída, exocitose.
Difusão simples
A difusão corresponde ao movimento de partículas de onde elas estão mais concentradas para onde estão menos concentradas, a fim de igualar a concentração.
Através da membrana plasmática há difusão de pequenas moléculas, como as de oxigênio e as de gás carbônico, e de certos íons.
Osmose
A osmose é um processo de difusão de moléculas de água através de membrana semipermeável. A água difunde-se em maior quantidade da solução hipotônica para a hipertônica.
Difusão facilitada
A difusão facilitada também é um processo passivo, que ocorre através das membranas lipoproteicas. Nesse tipo de difusão, algumas proteínas da membrana, chamadas permeases, atuam facilitando a passagem de certas substâncias que, por difusão simples, demorariam muito tempo para atravessar a membrana de modo a igualarem suas concentrações de um lado e de outro da membrana.
Transporte ativo: bomba de sódio e potássio
Os processos ativos são aqueles que ocorrem através da membrana plasmática ou de qualquer outra membrana lipoproteica da célula, graças ao fornecimento de energia do metabolismo celular. Nesses processos, observa-se movimento de solutos contra o gradiente de