BIOLOGIA
DISCIPLINA DE BIOLOGIA
LEPTOSPIROSE
Causas, Sintomas e Tratamentos
Cuiabá – MT
2015
MYLLENA WHUÁDYLLA SANTIAGO DE ALMEIDA
Trabalho apresentado ao Colégio Adventista Natalia de Paula Arruda – CANPA, para disciplina de Biologia.
Professor: André Gustavo Soares
Cuiabá – MT
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 5
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho, é reportar o que aprendi com o a pesquisa e descrever da maneira mais detalhada possível, sobre as causas, os sintomas e o devido tratamento da doença chamada Leptospirose.
DESENVOLVIMENTO
O que é a Leptospirose? É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem. Sinônimos: síndrome de weil.
Causas: Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com a água das chuvas ou lama contaminadas poderá se infectar. As leptospiras presentes na água penetram no corpo humano pela pele, principalmente se houver algum arranhão ou ferimento.
Entrar em contato com água contaminada é a maneira mais comum de contrair leptospirose.
O contato com água ou lama de esgoto, lagoas ou rios contaminados e terrenos baldios com a presença de ratos também podem facilitar a transmissão da leptospirose. Veterinários e tratadores de animais podem adquirir a doença pelo contato com a urina de animais doentes ou convalescentes.
Sintomas: Os mais frequentes são parecidos com os de outras doenças, como a gripe e a dengue. Os principais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo,