BIOLOGIA
O que é:
Monera é um reino biológico, que inclui todos os organismos vivos que possuem uma organização celular procariótica, como bactérias se reproduziam dentro da monera, cianobactérias e arqueobactérias. Por esta razão, este reino foi algumas vezes chamado de Procariota ou Procariotae. Antes de sua criação, os seres vivos desta espécie foram considerados como duas divisões das plantas: Esquizomicetas ou bactérias (incluindo a maior parte dos procariontes, que eram considerados fungos) e Cyanophyta onde eram incluídas as algas azuis esverdeadas, que posteriormente passou a pertencer ao grupo das bactérias, comumente chamado de Cyanobactérias. Recentes análises da sequencia de DNA e RNA, têm demonstrado que há dois grupos principais de procariontes: Bactéria e Archae (organismos procariotas, geralmente quimiotróficos – não necessitam de oxigênio -, capazes de sobreviver em lugares extremos).
A partir da divisão do reino monera em Archae e Bactéria, surgiu um sexto reino. Consequentemente, todos os novos esquemas abandonaram o anterior e passaram a adotar esta mais nova classificação. Atualmente, Bactéria, Archae e Eucariota (núcleo envolto por membrana) estão classificados em domínios separados.
Bactéria e Archae
Eubactéria e Archae se diferem de forma perceptível quando está em ambientes favoráveis a sua sobrevivência.
A maioria das eubactérias está em contato com o homem, as mais conhecidas são a e.coli e a salmonela.
As archaebactérias sobrevivem em condições extremas, como por exemplo, fontes de água quente, ambientes ácidos, grandes profundidades de geleiras e podem respirar até metano.
Principais Características:
-estrutura unicelular,
-ausência de cariomembrana na org. celular, fazendo com que o material nuclear fique disperso no citoplasma, fazendo com que se dê uma falsa feição de anucleada. Por essa característica as moneras se enquadram como procariontes.
-tem o citoplasma desprovido total ou quase de estruturas membranosas,