biologia
A histologia (do grego: hydton = tecido + logos = estudos) é a ciência que estuda os tecidos biológicos, desde a sua formação (origem), estrutura (tipos diferenciados de células) e funcionamento.
Em Biologia, ela ainda pode ser conceitualmente dividida em Histologia Animal, com enfoque em animais, Histologia Humana, com enfoque em seres humanos, Histologia Vegetal, com enfoque em plantas, dentre outras.
A Histologia desenvolveu-se após a invenção do microscópio óptico. Posteriormente, com o desenvolvimento do microscópio eletrônico, entre de outros instrumentos para visualização dos tecidos, e de técnicas, por exemplo cultura de células, permitiram um grande avanço na área.
O método mais comum para estudar os tecidos é realizado por meio da preparação de lâminas histológicas. Resumidamente, tal preparação envolve processos físicos e químicos de corte, fixação, desidratação, diafazinação (ou clareamento) e coloração, os quais envolvem diversos instrumentos e compostos químicos.
Organização e desenvolvimento dos tecidos
Nos seres de reprodução sexuada todas as células surgem a partir de uma única célula, a célula-ovo. Esta célula sofre divisões e produz um grupo de células inicialmente muito semelhantes. Após um certo tempo, elas começam a se especializar para a execução das diversas funções e vão se tornando cada vez mais diferentes. Este processo é chamado diferenciação celular. A diferenciação celular torna possível a histogênese ou formação dos tecidos. O mecanismo de diferenciação celular ainda não foi completamente desvendado. Supõe-se que, apesar de todas as células de um indivíduo possuírem os mesmos genes, alguns estão em funcionamento em determinada célula enquanto outros se encontram inativos. Depois de diferenciadas, as células quando se reproduzem, só originam outras do mesmo tipo.
No início da formação do embrião existem grupos de células com potencialidades diferentes. Há uma fase em que o embrião animal é formado por apenas duas camadas