biologia
Aluna: Eloíza Helena Ferreira
Professora: Ana Carolina Abraão Neri
Curso: Técnico em Meio Ambiente / 3° módulo
Poços de Caldas/ MG
2014
Visita Técnica Parque Estadual de Porto Ferreira - SP
O estudo de Educação Ambiental em UCs foi realizado no Parque Estadual de Porto Ferreira no dia 18/ 10 / 2014 pelos alunos do Instituto Federal do Sul de Minas, campus Poços de Caldas-MG.
A visita teve por objetivo, esclarecer as vivências e trabalhos realizados envolvidos diretamente com a disciplina de Educação Ambiental, além de levar o conhecimento aos alunos da realidade de uma Unidade de Conservação e a importância destas para nosso meio.
O Parque foi criado no dia 06 de novembro de 1962 e abrange uma área de 611,55 mil hectares de biomas que se dividem em Cerrado, Floresta Estacional Semidecidual e Mata Atlântica. O levantamento atual da Unidade conta com 39 espécies de mamíferos (Lobo Guará, Jaguatirica, Onça Parda entre outros), os mamíferos voadores (morcegos) são 19 espécies. Aves são 206 espécies (tucano, jaó, papagaio verdadeiro...), os répteis estão em 18 espécies sendo 13 de serpentes (jararaca, cascavel, urutu e outras) e cinco lagartos (camaleão, calango...) e, por fim, 16 espécies de anfíbios (sapo martelo, rã manteiga, sapo cururu etc...).
Assim como todas as UCs, o parque também sofre com perdas de animais. As principais ameaças são por parte de caça e atropelamento de espécies, sendo o atropelamento a causa maior. Desta forma, falta mais sinalização na rodovia ou meios de prevenção em geral (radar, lombadas entre outros) próxima ao parque para que a estatística possa diminuir.
A unidade é a aberta a visitação e recebe grupos escolares estaduais da região. Os grupos variam do 5º ao 3º ano e são recebidos nas 2ª, 4ª e 5ª feira da semana. As trilhas interativas contam com o acompanhamento de guias do Parque e professores. Em linguagem simples, são