biologia
Capítulo 6
O sistema circulatório é composto pelo sistema vascular sanguíneo e pelo sistema vascular linfático.
1 SISTEMA VASCULAR SANGUÍNEO
1.1 Funções
Esse sistema transporta o sangue pelos tecidos, levando oxigênio, nutrientes, hormônios, fatores de coagulação, células de defesa e calor. Gás carbônico e catabólitos produzidos pelas células são recolhidos e conduzidos aos locais onde são eliminados.
1.2 Constituintes
São os capilares, túbulos delgados em cujas paredes ocorre o intercâmbio metabólico entre o sangue e os tecidos; as artérias, vasos que saem do coração e levam O2 e nutrientes aos tecidos; as veias, vasos que entram no coração e trazem CO2 e dejetos dos tecidos, e o coração, órgão responsável pela propulsão do sangue.
Figura 6.1 - Capilar (
). HE. 1.373x.
Ao redor das células endotelias, compartilhando a mesma lâmina basal, há os pericitos, também de origem mesenquimatosa, com núcleo alongado, prolongamentos citoplasmáticos e junções comunicantes com as células endoteliais. Filamentos de actina e de miosina promovem a sua contração, regulando o fluxo sanguíneo.
Após uma lesão, os pericitos podem se diferenciar em células endoteliais, em células do conjuntivo ou em células musculares lisas.
1.2.1 Capilares
Quanto à continuidade da parede endotelial, distinguem-se três tipos de capilares: contínuo, fenestrado e sinusoide.
Consistem em uma camada de células endoteliais, o endotélio (epitélio simples pavimentoso), em forma de tubo, com pequeno calibre: uma a três células em corte transversal (Figura 6.1). As células estão unidas por junções de oclusão e de adesão, e elas se comunicam por junções gap.
Nos capilares contínuos, o espaço intercelular é bem vedado pelas junções de oclusão, e a entrada de substâncias ocorre por pinocitose (Figura 6.2).
Localizam-se nos tecidos conjuntivo, muscular e nervoso. Neste último, estabelecem a barreira hematoencefálica ao