BIOLOGIA
ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA – 1º ANO - N
BIOLOGIA GERAL
JUSSARA RICARDO
REAÇÃO DE BIURETO
(Reconhecimento de Proteínas)
Nº 8
ALINE R. MUSSOLIM
THAISA C. ANDRADE
MARINGÁ, OUTUBRO 2014
1- Introdução:
A proteína é uma macromolécula formada por pequenas moléculas (menor parte divisível de uma substância) de aminoácido, ela é formada por no mínimo três aminoácidos. Elas desempenham um papel muito importante em nosso organismo, pois fornecem material tanto para a construção como para a manutenção de todos os nossos órgãos e tecidos.
As proteínas podem ser de origem vegetal ou animal. No caso das proteínas vegetais, são consideradas incompletas por serem pobres em variedade de aminoácidos essenciais (aqueles que o corpo não é capaz de produzir). Já a proteína de origem animal, é considerada completa por conter todos os aminoácidos essenciais. (Todabiologia.com – saúde – proteínas)
A prática teve como objetivo observar qual dos grãos entre o feijão, grão de bico e amendoim, contém a maior quantidade de proteínas.
2 – Procedimento:
Em uma lâmina, pingou-se uma gota de CuSO4 e logo em seguida pingou-se outra gota de NaOH. Misturou-se as duas soluções e observou-se a ocorrência de alterações de cores.
Em cima de uma folha de sulfite raspou-se o interior dos grãos de feijão, grão de bico e amendoim, separadamente, com o auxílio de uma gilete. Pegou-se uma placa de Petri e acondicionou-se cada um dos grãos raspados deixando-os bem distantes um do outro. Em cima dos mesmos, pingou-se uma gota de CuSO4 a 1% e outra gota de NaOH a 2,5N, observando-se também às alterações de cores, anotando-as. Explicou-se os resultados ocorridos observando em fotos.
3 – Resultado:
Figura1 – Soluções Usadas.
Figura2- Observação da Coloração.
4- Conclusão
Concluiu-se que o grão de amendoim entre o feijão e o grão de