Biologia
Peixes:
Sistema Digestivo:
O alimento é ingerido pela boca e sofre um inicio de uma trituração no esôfago. A trituração dos alimentos é feita essencialmente no estômago e, em muitas espécies, em divertículos em forma de dedo. Estes divertículos começam a ativa as enzimas digestivas e começam a absorção dos nutrientes. Órgãos como o fígado e o pâncreas dispõem de novas enzimas digestivas à medida que o alimento viaja pelo tubo digestivo. Os intestinos completam o processo de digestão e de absorção dos nutrientes.
Sistema Circulatorio: é simples e completoSimples pois o sangue passa apenas uma vez pelo coração e não há mistura de sangue venoso e arterial no coração. O coração dos peixes possui duas cavidades (um átrio e um ventrículo. O sangue venoso vindo dos tecidos através das veias cavas entra no coração pelo seio venoso. Do seio venoso o sangue passa para o átrio, depois para o ventrículo, onde é bombeado e vai para o cone arterioso, onde sai do coração e vai para a aorta ventral, que conduz o sangue até as brânquias. Nas brânquias, o sangue passa pelos vasos branquiais aferentes e sai pelas alças coletoras eferentes, num processo de contra-corrente com a água vinda do meio externo, indo para a aorta dorsal. A aorta dorsal se ramifica em artérias que distribuem o sangue para todos os tecidos. O sangue venoso que sai dos tecidos é conduzido pelas veias cavas ao seio venoso do coração, onde recomeça o ciclo. O átrio também pode ser chamado de aurícula.
Sistema Excretor:
Sistema Respiratório:
Sistema Nervoso:
Sistema Reprodutor:
Existem diferentes modos de reprodução: Ovíparidade, ovovivíparidade e vivíparidade.
Ovíparos, depois de uma fecundação geralmente externa, a fêmea põe os seus ovos e os embriões desenvolvem-se e fazem eclosão fora do seu corpo. Os embriões são alimentados graças às reservas que se encontram no ovo. Mais de 97% das espécies conhecidas de peixes são ovíparas.
Ovovivíparos, ovos que ficam no corpo da mãe