Biologia
-Estimulo
-Órgão Receptor
-Reacção
-Órgão Infector
Num acto reflexo os órgãos receptores são sempre as terminações sensoriais.
Os órgãos infectores (aqueles que executam a reacção) são sempre músculos ou glândulas.
Arco reflexo: Conjunto anatómico (conjunto de órgãos) percorridos por um impulso no decorrer de um acto reflexo.
Estimulo
Órgão receptor (terminações sensoriais
Fibra sensitiva (sempre este nome)
Centro nervoso (reflexo)
Fibra motora (bolbo raquidiano)
Órgão efector
Reacção
A mitocôndria é um dos organelos celulares mais importantes, sendo extremamente importante para respiração celular. É abastecida pela célula que a hospeda por substâncias orgânicas como oxigênio e glicose, as quais processa e converte em energia sob a forma de ATP, que devolve para a célula hospedeira. Sendo energia química que pode ser, e é, usada em reacções bioquímicas que necessitem de dispendio de energia. A mitocôndria está presente em grande quantidade nas células: do sistema nervoso (na extremidade dos axiomas), do coração e do sistema auditivo, uma vez que estas apresentam uma necessidade maior de energia.
O núcleo celular, organelo primeiramente descrito por Franz Bauer, em 1802, é uma estrutura presente nas células eucariontes, que contém o ADN (ou DNA) da célula. É delimitado pelo envoltório nuclear, e se comunica com o citoplasma através dos poros nucleares. O núcleo possui duas funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula, e armazenar as informações genéticas da célula.
O complexo de Golgi, é uma organela encontrada em quase todas as células eucarióticas. É formado por sacos achatados e vesículas, sua função primordial é o processamento de pilas ribossomaticas e a sua distribuição por entre essas vesículas. Funciona, portanto, como uma espécie de sistema central de distribuição na célula, atua como centro de