Biologia
Apresentação do trabalho- Álisson Silva
Enzima Catalase -Rosiany
Enzima Catalase -Luan
Peroxisossomo- Jasiel Tavares
Falar sobre o Experimento em si, Álisson Silva
Falar sobre o Experimento em si, Marcelo Reny
Luan Basbosa e Josefa Rosiany
Símbolo
CAT
A ENZIMA CATALASE, vamos comprovar sua ação? A catalase é uma enzima (tipo de proteína que acelera reações) produzida pelos animais, vegetais e bactérias, também pode ser chamada de hidroperoxidase. é intracelular, está ligada ao processo de decomposição do peróxido de hidrogênio (H2O2 = água oxigenada).
A atividade metabólica da célula produz, entre outras substãncias, o peróxido de hidrogênio que é altamente tóxica para o organismo, daí a grande importância desta enzima que o degrada em água e gás oxigênio seguindo a seguinte reação:
2 H2O2 → 2 H2O + O2, ou seja, para cada duas moléculas de água oxigenada expostas a enzima catalase temos a quebra destas com posterior formação de duas moléculas de água e uma de gás oxigênio, substâncias inócuas ao organismo. É produzida no retículo endoplasmático dos seres vivos e sua importância também reside no fato de seu mau funcionamento ou falta estar ligada a doenças como o Vitiligo, onde a baixa atividade da catalase e acúmulo de Peróxido Hidrogenado na pele dos pacientes resultam no acúmulo de radicais livres tóxicos que danificam os melanócitos (células responsáveis pela melanina, pigmento de cor escura), uma vez danificados, os melanócitos não sintetizam mais a melanina, causando as manchas características do vitiligo. Assista a esta matéria sobre novas descobertas nas causas do vitiligo.
O peróxido de hidrogénio é um produto decorrente do metabolismo celular em organismos expostos ao oxigénio atmosférico. Uma das fontes de peróxido de hidrogénio é a β-oxidação de ácidos gordos, necessária para a produção de diversos metabolitos essenciais. O peróxido de hidrogénio está relacionado com diversas patologias ligadas ao stress