biologia
Iretama Paraná
Trabalho de Biologia
Professora: Laura
Aluno: Lucas Adam de Souza Nº 21
Data: 14/08/2014
A CRISE MUNDIAL DA ÁGUA
A terra é praticamente chamada de “planeta água”, o que se justifica pelo fato de a água cobrir cerca de 70 % de sua superfície. A água é disponível pelo consumo humano, oque é doce e liquido, corresponde cerca a menos de 1 % do total existente no planeta. Mesmo que pareça uma porcentagem muito pequena estamos falando mais de 8475200 km³ de água nos rios, nos lagos e reservatórios subterrâneos (com um km³ de água, daria para encher um milhão de piscinas semiolímpicas).
A água é usada, então, como se fosse um recurso natural renovável, que não vai se esgotar, ao contrario do petróleo, que é um recurso natural não renovável. No entanto, a quantidade de água disponível para o consumo humano é limitada e tem se tornado insuficiente para sustentar a crescente população mundial.
Os riscos de uma futura falta de água em nível planetário são elevados e acreditasse que a crise de água será uma das grandes questões do século XX|. A ONU prevê situação critica para 2025. Mudanças no clima gera alterações no regime de chuvas na umidade relativa do ar de uma região, o que pode afetar a qualidade de vida da população e levar a escassez de água . As principais causas da anunciada crise das águas são, no entanto, o desperdício é a degradação cada vez mais intensa dos corpos de água, especialmente daqueles que abastecem as cidades.
A primeira medida necessária é sessar o despejo de esgotos não tratados e de outros contaminantes nos corpos de água. Em segundo lugar, é necessário planejar o transporte e o uso da água, para evitar perdas (vazamentos na tubulação) e o desperdício nas indústrias, na agricultura e no uso domestico.
Finalmente, deve se realizar o gerenciamento da água, principalmente no caso de rios ou aquíferos que