biologia
“Deus, concedei-me a serenidade para aceitar as coisas que eu não posso modificar, coragem para modificar àquelas que posso e sabedoria para perceber a diferença”.
Todos os organismos vivos são formados pela mesma unidade funcional: a célula. Uma célula sempre é formada de uma membrana biológica que separa o meio interno do meio externo; um citoplasma - meio onde ocorrem as reações químicas e um material genético que contém todas as informações hereditárias desta célula.
As células podem ser divididas em dois grandes grupos dependendo da forma como seu material genético está organizado. Existem as células procariontes, cujo o material genético está concentrado em uma região chamada de nucleoplasma e se caracterizam por serem organismos unicelulares e de baixa complexidade. E as células eucariontes, cujo material genético é maior e dividido em cromatina/cromossomos e está localizada em um núcleo organizado (envoltório nuclear). Podem formar tanto organismos uni como multicelulares. Outra diferença é que as células eucariontes possuem organelas membranosas (retículo endoplasmático liso ou agranular, retículo endoplasmático rugoso ou granular possuem ribossomos, complexo de golgi, lisossomos, peroxissomos, mitocôndrias e centríolos) e as procariontes não.
A DESCOBERTA DA CÉLULA
ATeoria celular passou a incluir três idéias principais:
1. Todos os seres vivos são formados por células e por seus produtos; as células são, portanto, as unidades morfológicas dos seres vivos
2. As atividades essenciais que caracterizam a vida ocorrem dentro das células. Estas são, portanto, as unidades funcionais ou fisiológicas dos seres vivos.
3. Novas células se formam pela reprodução de células preexistentes, por meio da divisão celular. Os vírus não são considerados como seres vivos. Eles precisam estar necessariamente dentro de uma célula viva para se reproduzir (parasita intracelular).
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA
Os componentes químicos da célula são