Biologia
Definição
Cobertas de cartilagem articular, são unidas por ligamentos e por membrana sinovial. Possuem três características básicas: CARTILAGEM ARTICULAR; CAPSULA ARTICULAR E CAVIDADE ARTICULAR.
CAPSULA ARTICULAR: Membrana de tecido conjuntivo que envolve a articulação (possui o líquido sinovial). Tem membrana fibrosa (externa) e sinovial (interna). É resistente, e extremamente vascularizada e inervada, possui o líquido sinovial. Sua função é: manter a estabilidade articular.
CARTILAGEM ARTICULAR: Cartilagem Hialina – Reveste a superfície de contato (com outro osso) em uma determinada articulação é a porção do osso que não sofre ossificação É avascular nutrido pelo líquido sinovial. Possui dificuldade no processo regenerativo.
EXEMPLOS DE ARTICULAÇÕES: Ombro, cotovelo, joelho e punho.
Sistema Muscular
Definições Iniciais.
Miologia: Estudo da musculatura/músculos.
SISTEMA LOCOMOTOR: Sist. Esquelético + Sist. Articular + Sist. Muscular.
O CORPO HUMANO POSSUI APROXIMADAMENTE 600 MÚSCULOS.
Músculo: É um órgão do sistema muscular com capacidade contrátil (diminui longitude – extensão – a partir de um estímulo).
Células musculares: São denominadas fibras musculares, é uma fibra multinucleada com aspecto alongado e tem a capacidade de contração e relaxamento. Histologicamente é composta por miofibrilas que possuem moléculas de actina e miosina. (Conjunto de fibras musculares = feixes)
Características gerais:
Irritabilidade (contração)
Condutividade (Conduz energia por impulso nervoso)
Extensibilidade (Capacidade de se esticar)
Elasticidade (Propriedade de esticar e contrair)
EM CASO DE ALONGAMENTO EXCESSIVO CAUSA DISTENSÃO MUSCULAR.
Feixes
Agrupamento de células para formar músculos (conjunto de feixes = músculo)
Actina e Miosina
Proteínas musculares das células que formam as miofibrilas o conjunto de miofibrilas da origem a uma única fibra muscular.
Ventre e Tendão
Ventre: Porção