Biologia
Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas
Disciplinas: Biologia Marinha e de Estuários
Discentes: Altamira Santana, Esther Araújo, Eveline Rocha, Gilberto Rocha, Luciana Simões, Marília Ferreira, Milvia Matheus.
Docentes: Marcos Roberto Rossi Santos
Ilhas Oceânicas:
Definições, características gerais, biodiversidade e impactos da dinâmica ambiental
Ilhas oceânicas são arquipélagos, e um arquipélago, são conjuntos de ilhas que se encontram próximas umas das outras que por sua vez têm em geral as mesmas origens. Este conjunto de ilhas tem estrutura geológica idêntica e podem ser vulcânicas, coralíneas ou continentais.
As ilhas oceânicas são áreas críticas para a preservação, pois possuem inúmeras espécies que não existem em nenhum outro lugar. Foi o que mostrou um estudo publicado pela Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).
O número de espécies que vivem apenas em uma determinada região. Depois, os pesquisadores criaram um indicador - batizado de riqueza endêmica - para quantificar dividiram o mundo em 90 áreas geográficas e calcularam o novo indicador para cada uma delas.
O Brasil tem quatro arquipélagos oceânicos: Atol das Rocas, Fernando de Noronha, Trindade e Martin Vaz e o arquipélago de São Pedro e São Paulo.continentais. Holger Kreft, co-autor do estudo, considera prioritária a criação de parques nacionais para proteger essas áreas.
As ilhas brasileiras mais distantes são do arquipélago de Trindade e Martim Vaz. Localizado no meio do oceano Atlântico, ele fica a 1.167 quilômetros de Vitória, a capital capixaba, e a aproximadamente 2.400 quilômetros do continente africano. De barco, a viagem até lá dura dois dias.
O arquipélago é constituído por duas ilhas principais (Trindade e Martim Vaz, como diz o nome) separadas entre si por 49 quilômetros. O arquipélago foi descoberto em 1501 pelo navegador português João da Nova.
Durante um curto período (de 1890 a 1896), essas ilhas foram ocupadas