Biologia
• Função das mitocôndrias Para obter energia, a célula obrigatoriamente precisa de glicose. A mitocôndria tem a função de quebrar a glicose introduzindo oxigênio no carbono, o que resta é o gás carbônico, que sairá através da expiração. Este processo realizado por esta importante organela celular é conhecido como respiração celular. Para que as células possam desempenhar suas funções normalmente, elas dependem de várias reações químicas que ocorrem dentro da mitocôndria.
• Estrutura das mitocôndrias
A mitocôndria contém as membranas exteriores e interiores compostas de bicamadas de fosfolípidos e proteínas. As duas membranas, no entanto, têm propriedades distintas. Devido a esta organização de dupla membrana, existem cinco compartimentos distintos dentro da mitocôndria. São eles:
- Membrana mitocondrial externa, que possui a função de revestir as organelas da mitocôndria, já que ela apresenta uma grande permeabilidade.
- Espaço intermembranoso, que é um compartimento entre a membrana interna e externa.
- Membrana mitocondrial interna, que é a membrana mais importante da mitocôndria, pois lá se encontram as proteínas da cadeia transportadora de elétrons.
- Cristas mitocondriais, que são formadas pelas dobras da membrana interna da mitocôndria, já que é impermeável, e é na crista que se encontram as enzimas responsáveis pela cadeia