Biologia
Os organismos que estão presentes no Reino Fungi são os eucariontes, heterotróficos que se alimentam de nutrientes que são absorvidos do meio onde vivem, com algumas espécies unicelulares e pluricelulares formadas por filamentos que são denominados Hifas.
Geralmente são conhecidos popularmente por : leveduras (fermento), bolores, mofos, cogumelos e orelha-de-pau.É um grupo bastante numeroso, formado po cerca de 200.000 espécies espalhadas por quase todo tipo de ambiente.
Existem espécies de vida livre ou associadas (em simbiose) com outros organismos, por exemplo, os líquens, uma relação harmônica interespecífica de fungos e algas. Porém, algumas espécies são parasitas, assim mantendo relações desarmônicas com plantas e animais.
A maioria das espécies é saprofágica, ou seja, alimentam-se da decomposição de organismos mortos.
A classificação dos Filos obedece a critérios reprodutivos. A reprodução possui duas fases: uma sexuada e outra assexuada.
Reprodução dos Fungos:
Os esporos são as estruturas reprodutivas dos fungos, constituindo a unidade propagativa da espécie, cuja função é semelhante a de uma semente, mas difere desta pois não contém um embrião pré-formado.
Os esporos são produzidos em ramificações especializadas ou tecidos do talo ou hifa chamados esporóforos. Estes, por sua vez, recebem denominações de acordo com a classe do organismo. Como exemplo temos: conidióforo nos Deuteromicetos e esporangióforo nos Oomicetos.
O corpo de frutificação de um fungo, como peritécios, apotécios e picnídios, dão proteção e apoio às células esporógenas, as quais podem ser agregadas em camadas dentro da cavidade do corpo de frutificação ou em camadas na epiderme do hospedeiro (Ex.: acérvulos). Nos Ascomicetos as células esporógenas compreendem as ascas, enquanto nos Basidiomicetos as basídias.
Os esporos são comumente unicelulares, mas em muitas espécies podem ser divididos por septos, formando células. Os esporos podem ser móveis (zoosporos) ou