biologia
“Partindo das estruturas e dinâmicas neuropsicológicas do aprendente, o autor analisa as géneses do psiquismo e da mente humana nas suas relações com a corporeidade, com os meios e os ambientes, com os Outros e as circunstâncias. Descreve tanto as intencionalidades do cérebro como suas interfuncionalidades cerebrais e situa-as em suas interacções com os meios, com a consciência pessoal e a mente individual. Analisa a natureza dos fenómenos psíquicos e dos mecanismos dos estados mentais, suas estruturas e dinamismos sensoriais e perceptivos, emocionais e afectivos nos processos e dinâmicas cognitivas. Reflecte demoradamente sobre as causas e os processos deficitários do aparelho neurocerebral do aprendente, sobre anomalias, bloqueamentos e disfunções; sobre défices me...
Por seu lado, a psicologia geral atribui à mente a capacidade de generalizar e, em seguida, individualizar ao passo que, por sua vez, a psicologia humanista acentua, prioritáriamente, a capacidade da mente individualizar, e, seguidamente, generalizar. APRENDIZAGEM HUMANA E SUAS DIFICULDADES.
AUTOR: EVARISTO FERNANDES
O autor analisa a origem das características psicológicas do ser humano na sua dependência com o material e o meio em que vive. Cada ser humano é único, assim também é o cérebro humano. A cultura que envolve o indivíduo é que marca suas atitudes e comportamentos sobre os meios, sobre outros e sobre si mesmo. Esse comportamento e envolvimento com o meio constitui no ser humano o seu desenvolvimento e sua progressão, que o forma e o transforma.
Perturbações, medo, angústia, impedem o desenvolvimento cognitivo do ser humano. Tal fato é causador de elevado número de fracassos a nível escolar. Nesse caso, nem a motivação pode reverter o nível de aprendizagem. A relação do ser humano com o meio e suas limitações devem seguir em harmonia para o desenvolvimento na aprendizagem.
Cérebro racional
“Razão e Emoção como efeitos das