biologia
As vitaminas são um grupo de substâncias orgânicas que participam em quantidades muito pequenas das funções celulares normais. Por serem necessárias em pequenas quantidades, na ordem de miligramas por dia, são chamadas de micronutrientes.
Outras substâncias também necessárias para o metabolismo celular, como os carboidratos, proteínas e gorduras, são chamados de macronutrientes, porque precisam ser ingeridos na ordem de centenas de gramas por dia. Apesar de serem necessárias em quantidades muito pequenas, as vitaminas são essenciais, e estão presentes em todos os organismos vivos. Se um determinado organismo é incapaz de sintetizar por conta própria uma determinada vitamina, ele precisa adquiri-la de fontes externas. O motivo pelo qual as vitaminas são tão importantes é que sem elas muitas enzimas não funcionariam. Se as enzimas não funcionarem as células param seu metabolismo, não produzem mais energia e acabam morrendo.
O nome vitamina foi aplicado pela primeira vez a um micronutriente orgânico necessário para a prevenção de uma doença causada por carência nutricional, o beribéri, comum em populações com dieta baseada em arroz. Esta doença só começou a aparecer quando surgiu a tecnologia para retirar a casca do arroz, donde se concluiu que a falta de alguma substância localizada na casca era a responsável pela doença. Como esta substância tinha propriedades de uma amina, o bioquímico Casimir Funk a denominou "vitamina": a amina da vida. Hoje se sabe que nem todas as vitaminas são aminas, mas, por tradição, o nome continua o mesmo.
Atualmente são conhecidas 13 vitaminas essenciais na dieta dos seres humanos. A falta delas pode acarretar em doenças sérias. Algumas podem ser sintetizadas por nossas bactérias intestinais, mas dependem de um bom funcionamento do intestino para que possam ser absorvidas. A tabela a seguir mostra as 13 vitaminas essenciais para a vida humana. Repare nas doenças que a falta destas vitaminas causa e em