Biologia
O período de tempo durante o qual viveu é situado entre 2,1 e 1,1 milhões de anos. Era bastante semelhante ao robustus, mas a cara e faces eram ainda mais maciças, apresentando a dentição elementos molares com mais de 2 cm de comprimento. O tamanho do cérebro é similar ao do robustus, aproximadamente 530 cc. Alguns investigadores consideram o boisei e o robustus como variantes de uma mesma espécie.
Os Australopithecus aethiopicus, robustus e boisei são conhecidos como robustus devido à constituição mais pesada e consistente do seu crânio.
Australopithecus robustus
Este Australopithecus possuía um corpo similar ao do africanus, mas com um crânio e dentes maiores e mais robustos. O seu período de existência está balizado entre 2 e 1,5 milhões de anos. A sua face maciça é plana, sem testa e com a zona da crista das sobrancelhas bastante desenvolvida. Possuía dentição frontal relativamente pequena, mas dentes possantes para trituração incluídos numa mandíbula inferior de significativas proporções.
A maior parte dos espécimes apresentava crista sagital. A sua dieta alimentar seria pobre, provavelmente vegetariana, incidindo em alimentos que necessitassem sobretudo de mastigação. A média geral do cérebro é de aproximadamente 530 cc.
Restos ósseos exumados em conjunto com os esqueletos de robustus indicam a sua provável utilização como utensílios de escavação.
ver tudo
Australopithecus africanus
Esta espécie existiu entre 3 e 2 milhões de anos. Apresenta-se bastante semelhante ao afarensis, sendo igualmente bípede, mas com uma dimensão corporal ligeiramente superior. O tamanho do cérebro foi provavelmente maior, talvez entre os 420 e os 500 cc. Estas dimensões são ligeiramente superiores às dos chimpanzés (apesar de uma massa corporal semelhante), mas não suficientemente evolucionadas para permitirem o desenvolvimento da fala. Os dentes da retaguarda são um pouco maiores que os do afarensis. Apesar dos dentes e maxilar dos