Biologia
O Planejamento da Negociação e a Ética nas Negociações.
a)Qual importância do planejamento da negociação?
O planejamento da negociação consiste na busca das informações necessárias ao processo, na formulação de um roteiro ou plano de ação e na preparação para o desenvolvimento da negociação, objetivando prever os eventuais problemas e obstáculos que poderão surgir no decorrer do processo.
Não obstante, a etapa do planejamento é muito trabalhosa e a menos excitante de todo o processo de negociação, muitos negociadores são tentados a relegá-las a um segundo plano, não dando a ela a importância devida.
Há dois aspectos básicos quanto ao planejamento na negociação: primeiro, que esta é, talvez, a etapa mais importante do processo; segundo, que a maioria dos negociadores não se prepara adequadamente para a negociação.
A resistência em realizar um planejamento formal decorre do receio de ser responsabilizado pelo plano elaborado, da idéia equivocada de que, em caso de insucesso, uma vez escrito o plano, este não pode ser mudado, bem como a dificuldade em articular e transcrever suas idéias.
b)Quais são os principais passos ou procedimentos que devem ser seguidos durante o processo de planejamento da negociaçao?
Planejar bem uma negociação, manter o foco no assunto, conhecer o mercado, estratégia, flexibilidade, postura, saber ouvir, criatividade, ser juiz avaliar o que esta sendo falado, e ter empatia, são as habilidades que um negociador precisa ter para um sucesso na negociação; essas habilidades podem ser inatas ou aprendidas na prática. O Papel do negociador nesse processo é identificar com clareza qual o problema a ser resolvido, encontrar critérios objetivos que facilitem a decisão, realizar as etapas de negociação baseada em princípios e por fim evitar a barganha posicional. Levando em conta a ética que é um conjunto de conceito de valores morais, serve para que haja um equilíbrio e um bom funcionamento social,