biologia
Quais são as artérias da cabeça e do pescoço e quais são as suas funções?
As principais artérias da cabeça e do pescoço são as carótidas e vertebrais, que se originam do arco aórtico ou das artérias subclávias. Caminham no pescoço e são responsáveis pela condução do sangue para a face e principalmente para o cérebro. Existe uma artéria carótida e uma vertebral de cada lado e a ausência de uma delas, por lesão obstrutiva, poderá acarretar danos cerebrais importantes com seqüelas irreversíveis e incapacidade funcional.
Quais são as doenças que provocam obstrução destas artérias?
São as mesmas que provocam lesões obstrutivas nas artérias coronárias que provocam infarto no coração; nas artérias renais que provocam insuficiência renal e nas artérias das pernas que prejudica a marcha. A principal causa é a aterosclerose, que provoca inicialmente lesão na camada interna da artéria (endotélio) e por reação em cadeia, as lesões vão tornando-se mais complexas. Há depósito de gordura e de cálcio, hemorragia, formação de coágulos, terminando por oclusão completa da artéria. As lesões acometem com maior freqüência as origens das artérias carótidas internas, porém podem acometer qualquer outro segmento arterial extra e intracranianos, as artérias vertebrais e seus ramos intracranianos. Estas lesões são decorrentes de dieta inadequada, rica em gorduras, em pacientes hipertensos e diabéticos que não seguem a risca o tratamento médico, fumantes e sedentários.
Existem ainda outras causas que podem provocar obstrução que são as lesões traumáticas (rupturas ou dissecção), as infecções (arterites) e aquelas provocadas por tratamento por radioterapia de tumores de pescoço.
Quais são as manifestações clínicas provocadas por estas lesões?
As manifestações clínicas são as varias formas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) conhecidas como derrame pela população.
Na doença