Biologia
(f)
(v)
(f) Uma característica vantajosa fornece aos portadores vantagens, mas não garantindo assim a sobrevivência dos mesmos pela seleção natural.
Nenhuma vantagem garante a sobrevivência pela seleção natural. Um individuo pode possuir uma vantagem em relação aos outros, porém esta vantagem pode não ser propícia ao ambiente em que vive, ou seja não adaptado ao ambiente externo e este ser o motivo de sua morte. Possui vantagem, porém esta não o ajuda a se adaptar ou sobreviver no ambiente externo (que vive).
(v)
2) Evolução é o processo que ocorre a mudança dos seres vivos ao decorrer do tempo,como (mutação, seleção natural entre outros),assim originando espécies novas. Esse processo é aleatório e é consequência de vários processos fundamentais.
3 a) Teoria Sintética da Evolução.
b) Através da questão fundamental que é a variabilidade. A variabilidade pode ter duas origens: genética e ambiental. A genética se origina dos genes e a ambiental tem origem do ambiente.
c) Carlos Linnaeus,Jean-Baptista Lamarck.
4 a) Porque não se reproduzem sendo assim não podem passar está informação aos seus descendentes, como o significa de evolução é mudança, se a informação não é passada não há variabilidade genética.
b) Os erros são aleatórios pelas mutações que são erros”feitos” pela enzima que é responsável pela replicação do DNA. Sendo assim as espécies se parecem tão adaptadas porque quando essa mutação, que são modificações na cadeia de DNA, são vantajosas para a espécie tem boa chance de sobreviver, reproduzir e deixar desentendes. Por causa disso a tendência é que esse novo alelo seja transmitido ao desentendes e passe a fazer parte do genoma da espécie.
5) Bibliografia: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/bioevolucao.php http://wikiciencias.casadasciencias.org/wiki/index.php/Evolucionismo