Biologia
A Ecologia costuma ser definida como “a parte da Biologia que se ocupa das relações dos seres vivos entre si e deles com os demais componentes do ambiente (abióticos)”. Ambiente: uma definição possível, de acordo com alguns dicionários, é: “complexo formação por fatores físicos, químicos e bióticos (tais como o clima, o solo e os seres vivos) que atuam sobre o organismo ou sobre uma comunidade ecológica e, em ultima analise sua determinada forma de sobrevivência”.
A Ecologia e Ecossistemas
A ciência da Ecologia
A Ecologia estuda, fundamentalmente, os níveis acima do nível de organismo, preocupando-se com as relações as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente que os cerca.
Ao pé da letra, a palavra ecologia significa “o estudo da casa” – em grego oikos significa “casa” e logos quer dizer “estudo”. A Ecologia, que envolve vários ramos do conhecimento cientifico, compreende a filosofia dos seres vivos, seu comportamento, sua genética e sua evolução biológica. Além disso, lida também com conceitos de Física e Química aplicados à luz, à água, ao ar e ao solo, enfim, aos fatores não vivos do meio. Muito mais do que isso, a Ecologia trata do estudo das inter-relações entre esses fatores.
Conceituações da Ecologia
Segundo o médico alemão Ernest Heackel (1834-1919), “pela palavra ecologia queremos designar o conjunto de conhecimentos relacionados com a economia da natureza – a investigação de todas as relações entre o ser vivo e seu ambiente orgânico e inorgânico, incluindo suas relações favoráveis ou não, com as plantas, animais e outros organismos que tenham com ele contato direto ou indireto. Enfim, Ecologia é o estudo das complexas inter-relações chamadas por Darwin de ‘condições da luta pela vida’”.
Os níveis de organização em Ecologia
Já vimos que populações são os grupos de organismos da mesma espécie que vivem em que vivem em uma determinada área no mesmo intervalo de tempo, e que comunidade