Biologia
Acadêmica: Crisleine Aparecida Sobral Lopes
1)Utilize a Tabela 1 do capítulo 9 e comente sobre as razões que determinam a maior diversidade na comunidade B (item sobre diversidade de espécies) e as vantagens biológicas que essa mata tem em relação à mata A. A área que você definiu na questão 1 tem prioridade biológica para conservação? (nota: 20).
Analisando a Tabela 1 do capítulo 9, compreende-se que a área B está composta por um número maior de indivíduos (duas populações de araras), que são arara vermelha e arara canindé, ambas na mesma área B, contra apenas uma população ameaçada da área A (mico-leão-da-cara-preta). Concluindo então que os pesquisadores em ecologia argumentaram, com razão, que a população de micos tem maior risco, já que possuem menos indivíduos, essa é a maior diversidade que aqui encontramos. Outra característica que devemos levar em conta seria a “variabilidade genética”, pois as duas espécies de araras são aparentadas entre si, o que caracteriza os indivíduos como pertencentes a uma mesma espécie. E por fim, para finalizar a conclusão chegamos, com grande afirmação de que a área A da tabela tem prioridade de conservação em relação a área B.
2)Utilizando os termos produtores, consumidores (1º, 2º, 3º, etc.) e decompositores, descreva uma cadeia alimentar contendo o ser humano em uma área de agropecuária. (nota: 20).
Em primeiro lugar vem o capim que é planta (fototróficos) que realizam a fotossíntese, portanto se alimentam de nutrientes do solo. Em seguida vem o gado, no qual o mesmo se alimenta do capim e que se caracterizam como animais (organotróficos), que são os consumidores primários. E logo depois vêm o homem que se alimenta do gado, que são considerados consumidores secundários ou terciários que chamamos de animais predadores ou carnívoros. A partir do momento em que as fezes desses animais são lançadas no solo, entram em cena os fungos e as