biologia
Com exceção dos vírus, todos os seres vivos são formados por células. Célula é a menor parte com forma definida que constitui um ser vivo dotada de capacidade de autoduplicação (pode se dividir sozinha). São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. As células, em geral, possuem tamanho tão pequeno que só podem ser vistas por meio de microscópio. Dentro delas ocorre inúmeros processo que são fundamentais para manter a vida.
Os seres humanos possuem aproximadamente 100 trilhões de células; um tamanho de célula típico é o de 10 µm (1 µm = 0,000001m); uma massa típica da célula é 1 nano grama (1ng = 0,000000001g).
Reprodução
A reprodução é uma das características comuns a todas as espécies de seres vivos. Ter filhotes, isto é, ter descendentes, é importante para garantir a ocupação do ambiente e para se manter como espécie. Se não deixam descendentes, à medida que os indivíduos mais velhos vão morrendo, a espécie tende a desaparecer. Daí a importância da reprodução para a manutenção da existência da espécie. Os dois tipos de reprodução são :
- Reprodução assexuada
- Reprodução sexuada
Metabolismo
O metabolismo é o conjunto de reações que ocorrem nos seres vivos que só ocorrem com a presença da água, reações estas que são feitas pelas células em melhores condições quando estamos a uma temperatura de 36ºC á 37ºC. O nosso organismo precisa de água para que substâncias sólidas que iram participar dessas reações se dissolvam. A partir daí, pode-se dizer que quanto maior a atividade metabólica de um órgão, mais água ele precisa ter e em um organismo só ocorrem essas reações químicas com a presença da água.
Há dois tipos de metabolismo, o anabolismo e o catabolismo. No anabolismo, substâncias simples são transformadas em substâncias mais complexas, enquanto que no catabolismo, substâncias complexas são quebradas, dando origem a substâncias simples.
A função que o metabolismo tem de transportar o sangue pelo corpo é muito