Biologia
1. Defina e descreva as funções da raiz.
Raiz é um órgão vegetativo das plantas, geralmente subterrâneo, em forma de um eixo descente, normalmente aclorofilado. Apresenta geotropismo e hidrotropismo positivos. Diferenciam-se do caule pela ausência de folhas, gemas laterais e apicais, nós e entrenós.
Suas principais funções são de fixação; sustentação; absorção de água e sais minerais; condução de seiva ao caule; reserva nutritiva em algumas e respiração (aeração).
2. Exemplifique através de desenhos ou fotos os diversos tipos de raízes.
Exemplo 1: raiz axial ou pivotante
Exemplo 2: raiz fasciculada ou em cabeleira
Exemplo 3: raízes tuberosas.
Exemplo 4: raízes respiratórias ou pneumáticas.
Exemplo 5: raízes suportes.
Exemplo 6: raízes aéreas.
Exemplo 7: raízes sugadoras.
Exemplo 8: raízes adventícias
3. Defina e descreva as funções do caule.
O sistema caulinar é mais complexo do que o radicular. Ele pode apresentar folhas, gemas laterais e apicais, onde existem meristemas primários, nós e entrenós. O nó é um local em que uma ou mais folhas aparecem. As gemas axilares também se formam na região do nó. Daí essa região ser chamada região das ramificações. O espaço entre dois nós consecutivos denomina-se entrenó. As gemas axilares formam-se superficialmente ao órgão. Geralmente apresenta geotropismo negativo e fototropismo positivo, e pode ser clorofilado ou acumular substâncias nutritivas.
As principais funções do caule são de suporte no qual o caule serve como suporte mecânico para as folhas e estruturas reprodutoras, o qual as coloca em posição favorável à exposição à luz e aos agentes polinizadores dispersores e estabelece uma relação entre esses órgãos e as raízes.
Condução; o caule transporta pelo floema os produtos fotoassimilados produzidos pelas folhas para baixo. Ao mesmo tempo, o caule transporta água e sais