biologia
Proposta de projeto
Componentes:
Adriele
André
Bruna
Cristielly
Laurina
Lucas Ellyeser
Marillya
Rafaela
Taguatinga, 2011
Proposta de Projeto 1ª E
Equipe/Componentes:
Nº
Estudantes
Nº
Estudantes
01
Adriele
21
Laurina
05
André
26
Lucas Ellyeser
07
Bruna
28
Marillya
09
Cristielly
32
Rafaela
Modalidade de Projeto: Explicação de um desastre.
Áreas de conhecimento: Arte, Geografia e Química.
Tema: Desastre Natural / Terremoto
Objetivo Geral: Mostrar os efeitos que um terremoto provoca nos locais que são atingidos por ele e as causas que o fazem acontecer.
Importância do tema: Transmitir informações sobre esse desastre que ocorre em vários lugares. Serão abordados a origem, causa e consequência e, sobretudo, as técnicas desenvolvidas por países mais avançados que sofrem frequentes devastações causadas por essa catástrofe.
Desenvolvimento do Trabalho:
Teórico:
Sismo é um fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de atividade vulcânica, falhas geológicas, pelo encontro de diferentes placas tectônicas ou por deslocamentos de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas. Os grandes sismos são popularmente designados também pelo termo terremoto. Para os pequenos, se costuma usar abalo sísmico. Conforme a teoria da Deriva Continental, a crosta terrestre é uma camada rochosa fragmentada, ou seja, ela é formada por vários blocos, denominados placas tectônicas. Nas zonas de convergência pode ocorrer o encontro entre diferentes placas tectônicas ou a subducção (uma placa mais densa “mergulha” sob uma menos densa). Esses fatos produzem acúmulo de pressão e descarga de energia, que se propaga em forma de ondas sísmicas, caracterizando o terremoto. O local onde há o encontro entre as