biologia
Função das mitocôndrias: a respiração celular A respiração é o resultado da oxidação de compostos orgânicos e não apenas o resultado de trocas gasosas. É a oxidação de compostos orgânicos para a produção de energia, porém ela é um processo muito complexo, que produz vários compostos importantes para o metabolismo, além de energia.
As mitocôndrias exercem uma importante função nas células: são elas que realizam o importante processo de respiração celular.
Na respiração celular, ocorre um processo de reações químicas, através das quais a célula obtém energia para suprir suas necessidades vitais.
As reações químicas que ocorrem no processo de respiração celular são dinamizadas por enzimas do ciclo de Krebs (encontradas no centro do fluido mitocondrial). A mitocôndria é responsável por muitos processos catabolicos fundamentais para a obtenção de energia para a célula, como a β-oxidaçao de ácidos graxos, o Ciclo de Krebs, e a Cadeia respiratória. Atuam também neste processo as enzimas da cadeia de transporte do elétron (localizadas no forro interior da membrana).
As mitocôndrias usam o oxigênio e a glicose oferecidos pela célula, transformando-os em energia na forma de ATP (adenosina trifosfato) que é devolvida para célula. Se você pegar uma foto de umas mitocôndrias cortada no meio, vera que lá dentro tem umas curvas, é aquilo que é a crista, e é lá que ocorre a respiração celular. Veja bem temos a glicolise que ocorre no hialoplasma, depois vem o ciclo de Krebs que ocorre na matriz mitocondrial (a matriz são aqueles espaços dentro dessas ondas da crista), e depois temos a cadeia respiratória e os citocromos. O Ácido pirúvico é o primeiro produto da reação quando a Glicose sofre quebra (glicólise). Este segue direção para o ciclo de Krebs, que acontece na mitocôndria.
Fotossíntese
É o