biologia
Além de auxiliar na identificação de anormalidades cromossômicas, ainda durante o desenvolvimento embrionário, promove em caráter preventivo e curativo a utilização de terapias gênicas como medidas corretivas.
A maior colaboração para a genética atual foi dada pelo monge Gregor Mendel, através de seus experimentos com ervilhas e a proposição de suas leis (segregação independente), mesmo antes de se conhecer a estrutura da molécula de DNA.
4
Objetivos:
Com
preender as características ger a i s dos seres vivos.
Identificar os níveis de organização dos seres vivos.
Conhecer os procedimentos gerais da investigação cientí fica. Neste capítulo vamos analisar as características dos seres vivos e o método pelo q ual e s- sas características são estudadas
–
o método científico.
Esquema de uma célula do fígado humano
5
C omposi ção química complexa, alto grau de organização, nutrição, crescimento, metab o- lismo, irritabilidade, reprodução, hereditariedade e evo lução são características que, em co n- ju nto, dife renciam os seres vivos da matéria sem vida (tam bém chamada de matéria bruta).
Composi
ção química complexa
Toda mat éria existente no universo é feita de átomos. Alguns podem se ligar a outros e formar moléculas.
Por exemplo, cada molécula de ág ua é formada por dois átomos de hidr o- gênio ligados a um de oxigênio. A fórmula molecular da água
-
H
2
O
-
representa os átomos que compõem a molécula. Outros átomos podem se ligar e formar compostos iônicos. É o caso do cloro e do sódio, que formam o cloret o de sódio (o sal comum). A força que mantém os átomos unidos é chamada de ligação química.
Água, gás carbônico, oxigênio e sais minerais, como o cloreto de sódio, são compostos r