biologia
NICHO ECOLÓGICO
Cada espécies está adaptada ao seu hábitat. Essa adaptação é o conjunto de relações e atividades características da espécie no local.
Vai desde o(s) tipo(s) de alimento(s), condições de reprodução, moradia, hábitos, inimigos naturais, estratégias de sobrevivência, etc., ou seja, qualquer recurso.
ECÓTONE
é uma área, região (entenda como um hábitat, ecossistema menor) de transição entre dois ecossistemas maiores e bem definidos (biomas). É o continuo que leva de um ecossistema para outro.
Obs.: devido à sucessão ecológica, existe a tendência dos ecótonos se tornarem os próximos ecossistemas. Isso se deve ao fato de que o ambiente também muda, assim como as populações que a compõem.
RELAÇOES INTRAESPECÍFICAS
Colônia (harmônica) - indivíduos unidos, atuando em conjunto. Às vezes repartem funções. Ex. Corais
Sociedade (harmônica) -indivíduos independentes, organizados cooperativamente. Ex. abelhas
Competições intraespecíficas (desarmônica) - indivíduos concorrem pelos mesmos recursos do meio. Esse relação existe em praticamente todas as espécies.
Canibalismo (desarmônica) - indivíduo preda outro da mesma espécie por questões de sobrevivência. Ex.: predação intrauterina de algumas espécies de tubarões, eliminação de indivíduos doentes do grupo.
RELACÕES INERESPECÍFICAS
Epifitismo (harmônicas) - plantas que vivem sobre outras plantas; apenas as utilizam para se apoiar e aproveitar um substrato pouco disputados por outras plantas, pra obter melhor localização quanto a luz. Bromélias, orquídeas...
Protocooperação (harmônica) - indivíduos associados se beneficiam e a associação não é obrigatória. Caranguejo-eremita e anêmona-do-mar.
Inquilinismo (harmônica) - indivíduo usa outro como moradia, sem prejudicá-lo. Ex. epifitismo (plantas