Biologia
COLÉGIO IMAGEM
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
RAFAEL BÚRIGO
RODRIGO RODRIGUES
VIBRAÇÕES
URUSSANGA (SC), 2013
RAFAEL BÚRIGO
RODRIGO RODRIGUES
VIBRAÇÕES
Trabalho apresentado à disciplina de Higiene l do curso Técnico em segurança do Trabalho do Colégio Imagem como pré- requisito de avaliação parcial.
Professor: Luciano De Lima Silva
URUSSANGA (SC), 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
2.O QUE É VIBRAÇÃO? 5
3.TIPOS DE VIBRAÇÕES 5
3.1 VIBRAÇÃO DE CORPO INTEIRO 5
3.2 VIBRAÇÃO LOCALIZADA 5
4. LEGISLAÇÃO SOBRE VIBRAÇÃO 6
5. CONSEQUÊNCIA DA VIBRAÇÃO 6
6. CONTROLE DE VIBRAÇÃO 8
6.1 CONTROLE NA FONTE 8
6.2 CONTROLE NO TRAJETO 8
6.3 CONTROLE NO RECEPTOR 8
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos desenvolver as existências das vibrações, que este presente em quase todas as atividades, nomeadamente indústrias, construção, obras públicas e entre outros, sendo que as mesmas afetam as condições do corpo humano causando problemas de saúde do trabalhador e reduzindo o desempenho do mesmo.
2.O QUE É VIBRAÇÃO?
De acordo com REGAZZI, Rogério Dias 1; XIMENES, Gilmar Machado2 “Vibração é movimento periódico, ou aleatório, de um elemento estrutural ou peça de uma máquina: movimento repetitivo a partir de uma posição de repouso.” Vibração é um movimento oscilante de um determinado ponto em relação a um ponto de referência. A quantidade de vez que se completa o ciclo do movimento em um segundo, se chama de freqüência, que é medido em Hertz ou ciclos por segundo.
Vibrações são agentes físicos que afetam o corpo dos trabalhadores, é proveniente de máquinas industriais, máquinas de mão, motores etc. Podemos encontrar vibrações em quase todas as atividades de trabalho como na constrição