Biologia e meio ambiente
CURSO DE CIENCIAS BIOLOGICAS
PEGADAS DE MAMIFEROS TERRESTRES
Kelly Ariane Lorenzini
Suely Maria Kroth Schwengber
Emilio berghahn
Rudinei Pinheiro Medeiros
Danila de Fatima Rolim Moura
Leonardo Fluck Mariani
Lajeado, Maio de 2013.
Introdução:
O destino da saída a campo foi o município de Derrubadas, com o objetivo de detectar e identificar pegadas de possíveis animais existem na área. A forma utilizada para a realização da atividade foi através de quadrantes, montados com areia úmida e como isca foi utilizado alimentos que foram colocados no centro do quadrante.
Desenvolvimento:
No dia 13 e 14 de Abril de 2013, os acadêmicos de ciências biológicas , licenciatura e bacharelado, das disciplinas de Biologia Geral e Sistema de Invertebrados não Artrópode, com a supervisão dos professores Claudete Rempel, Hamilton Cesar Grillo e Jonas Bernardes Bicca da Universidade Univates, saíram para a saída á campo no município de Derrubadas, na pousada Parque do Turvo no Vale do Yacumã.
Neste local foi realizado a atividade de pegadas com parcelas de areia, com o objetivo de detectar algumas espécies de mamíferos terrestres.
Para a realização deste trabalho, foi utilizado areia, agua , trena e isca( restos de comida). Para o desenvolvimento escolhemos uma área onde teria um possível trafego de animais. Foram escolhidos 5 pontos, um perto de um arroio, outro na entrada de uma mata, outro na beira de uma estrada e os outros dos no meio de uma estrada.
Para a realização da atividade de estudo, escolhemos cinco locais de maior possibilidade de tráfego de animais. Priorizamos lugares próximos a córregos, entrada de mato fechado e no meio da estrada. Utilizamos areia, trena, gesso, água e isca (restos do almoço dos alunos e dois peixes que encontramos mortos pelo caminho).
Após receber as instruções do professor, fomos até o local onde faríamos as armadilhas de areia. Para cada parcela de areia, medimos