Biologia e afins
A digestão humana inicia-se com a ingestão e a mastigação do bolo alimentar, o triturando e fazendo com que a enzima amilase salivar ou ptialina (produzida pelas glândulas salivares) comece a realizar a digestão do amido, carboidrato, já que se encontra num ambiente em que o pH está neutro. Após isso, há a chamada deglutição que é o próprio ato de engolir o bolo alimentar, o levando desde a faringe até ao esôfago, em que aconteceram os movimentos peristálticos realizados pelo tecido muscular liso (contrações lentas e involuntárias) que deslocaram o bolo alimentar ao enfim, estômago. Ao chegar ao estômago, a enzima pepsina entra em ação para realizar a digestão das proteínas, justamente com a presença do acido clorídrico estabelecendo um pH relativamente ácido no ambiente, fato importante na ação dessa enzima. O bolo alimentar, após as realizações do estômago, é transformado em quimo. Ele é levado ao intestino delgado, em que haverá a digestão definitiva, primeiramente no duodeno (parte 1 do intestino delgado). A parede do duodeno produz enzimas digestivas ( o suco entérico) e é lá que se encontram canais que ligam o intestino ao pâncreas (produz o suco pancreático) e ao fígado e a vesícula biliar (produzem a bile).
Suco pancreático = Tripsina e quimotripsina continuam com a digestão das proteínas, lipase faz a digestão dos lipídios e nuclease, que digere DNA e RNA.
Suco entérico = Termina de digerir os glicídios com a dissacaridase, as protéinas com as dipeptidases, além da lipase entérica.
Bile = A bile da vesícula biliar não contém enzimas e sim sais biliares, que são esteróides.
Após o duodeno, o quimo é transformado em quilo. Passam pela parte 2 e 3 do intestino delgado, o jejuno e o íleo, sendo absorvidos os sais minerais e a água. Essa absorção é nada mais nada menos quê o catabolismo (maior = menor, liberação) e o anabolismo (menor = maior, absorção). No intestino grosso, há a reabsorção dos nutrientes, e eles são mandados direto