biologia tecidual
A célula mucosa é bem-adaptada à produção, armazenamento e secreção de material protéico. São diferentes os produtos de secreção das células seromucosas e da célula mucosas, pois elas apresentam um componente enzimático menor e proteínas ligadas a maiores quantidades de carboidrato que formam mucinas. Essas diferenças refletem-se na estrutura da célula. Ao microscópio óptico uma célula mucosa aparece como piramidal e com um núcleo achatado situado na sua base.
O Microscópio óptico e um equipamento usado para ampliam e regular uma serie de lentes multicoloridas capazes de enxerga através da luz estruturas pequenas e grandes impossíveis de enxergar a olho nu.
É constituído por uma parte mecânica que suporta e permite controlar e por uma parte óptica que amplia as imagens.
1.2 INTRODUÇÃO
Neste trabalho fui observado a células epiteliais isoladas e aglomeradas também foi observado núcleos dentro da célula em vários tamanhos e aglomerações e minusculas granulações. Foi observado em lentes de 40x duas e células e seus núcleos em tamanhos pequenos e varias granulações. Na lente de 100x se tem uma melhor visão e bem mais próxima da célula e núcleos.
O Epitélio é um tecido celular existentes nos animais, formados por uma só ou varias camadas, limita as superfícies externas e internas do corpo.Epitélio bocal como o próprio nome indica, o tecido animal que reveste a mucosa essencialmente por apresentar células arredondadas ou alongadas que não possui parede celular rígida como as células vegetais.
Observação com aumento total de 40x: As células com esse aumento são muito pequenas, mas podem ser percebidas.E mostra duas células com seus núcleos.
Observação com o aumento total de 100x: Nesse aumento já é possível perceber com mais nitidez a presença do núcleo no centro das células
1.3 Material e Método
Foi utilizado 1 cotonete que foi introduzido dentro da boca para se retira a