Biologia Respiração Celular
Quando uma célula se reproduz, ela passa todas as suas informações para as células-filhas. Antes que isso aconteça, porém, ela deve primeiro replicar seu DNA, ou fazer uma cópia dele. O local onde ocorre a replicação do DNA depende de as células serem procarióticas ou eucarióticas. A replicação do DNA ocorre no citoplasma dos procariotos e no núcleo dos eucariotos. Independentemente de onde ocorre a replicação do DNA, o processo básico é o mesmo.
A estrutura do DNA presta-se facilmente para a sua replicação. Cada lado da dupla hélice segue direções opostas (anti-paralelas). O interessante é que ela pode partir-se ao meio e cada lado pode servir como um padrão ou modelo para o outro lado (chamada de replicação semiconservativa). Entretanto, o DNA não se abre inteiramente. Ele se abre em uma pequena área chamada de bifurcação de replicação, que segue por toda a extensão da molécula.
Transcrição
Para que ocorra transcrição deve acontecer os seguintes fenômenos:
a) Presença de uma enzima: a RNA polimerase;
b) As pontes de hidrogênio se desfaçam; as duas fitas de DNA se afastem;
c) Nucleotídeos livres de RNA encaixem-se apenas numa das fitas de DNA, chamada fita ativa;
d) A molécula de RNA (fita única) destaque-se de seu molde de DNA e migre para o citoplasma;
e) As duas fitas de DNA tornem a parear, reconstituindo a molécula original.
Lembre-se, em um eucarioto, o DNA nunca deixa o núcleo, de modo que suas informações devem ser copiadas. Esse processo de cópia é chamado de transcrição, e a cópia, de mRNA. A transcrição ocorre no citoplasma (procarioto) ou no núcleo (eucarioto).
A transcrição é realizada por uma enzima chamada RNA-polimerase. Para formar o RNAm, o RNA-polimerase:
Duplicação DNA
Para o DNA duplicar-se (fala-se também replicar), há necessidade de uma enzima especial, a DNA polimerase. Estando, presente essa enzima cocrrem as seguintes etapas:
a) As pontes de hidrogênio que ligam as bases nitrogenadas rompem-se;