Biologia Reino Anim Lia
Animais que vivem atualmente mostram-se extremamente adaptados às tarefas que desempenham. Suas estruturas adaptativas revelam muito de seu nicho ecológico.
Tecidos embrionários: Tecidos ou conjuntos de célula que formam o embrião logo em suas primeiras fases do desenvolvimento. Esses tecidos se desenvolverão nas estruturas e órgãos que formam o corpo dos animais = camadas germinativas ou folhetos embrionários:
*Ectoderma – camada ou folheto mais externa de um embrião. Formará tecidos de revestimento externo do corpo e sistema nervoso.
*Endoderma – folheto mais interno. Formará tecidos de revestimento interno do trato digestivo e dos outros órgãos pertencentes ao aparelho digestório.
*Mesoderma – localiza-se entre o ectoderma e o endoderma. Formará demais tecidos do corpo dos animais, incluindo músculos, ossos e vasos sanguíneos – exceção poríferos e cnidários.
Diblásticos – possuem endoderma e ectoderma – poríferos e cnidários.
Triblásticos – possuem os três folhetos embrionários – demais animais. Estrutura corporal mais complexa.
Presença ou não de celoma: No embrião dos animais triblástico, pode existir ou não um espaço ou cavidade entre os folhetos germinativos, essa cavidade é chamada de celoma. Quando um embrião não apresenta celoma, é chamado de acelomado. Quando o celoma está presente, ele pode ser celomado ou pseudocelomado.
-Se o celoma encontrar-se envolvido externamente pelo mesoderma e internamento pelo ectoderma , este será um pseudoceloma.
-Se o celoma se encontrar totalmente revestido pelo