Biologia Quimica Celular
Curso: Ciências Naturais-Química
Disciplina: Biologia Geral
Professor; Jefferson Rocha
Aluna: Andressa Nunes
Biologia Molecular da Célula
Alberts, Johnson, Lewis, Raff, Roberts e Walter
Grajaú-Ma
2014
QUÌMICA CELULAR
Os ácidos graxos são componentes das membranas celulares e também fonte de energia.
Os vários ácidos graxos diferentes encontrados nas células diferem entre si somente quanto ao comprimento das cadeias hidrocarbonadas e quanto ao número e as posições das ligações duplas carbono-carbono. Eles são armazenados no citoplasma de muitas células na forma de gotículas de moléculas de triacilglicerol, que consiste em três cadeias de ácidos graxos ligados a uma molécula de glicerol.
Uma molécula de ácido graxo tem duas regiões quimicamente distintas.
Uma é formada por uma longa cadeia hidrocarbonada, que é hidrofóbica e não tem muita reatividade química. A outra região é um grupo de carboxila (-COOH), que se comporta como ácido (ácido carboxílico), ioniza-se em solução(-COO¨) é extremamente hidrofílica e reativa quimicamente. A quase totalidade das moléculas de ácido graxos de uma célula está ligada covalentemente. Os ácidos graxos e seus derivados, são exemplo de lipídeos.
A função mais importante dos ácidos graxos em uma célula é participar na construção das membranas celulares. Essas laminas finas envolvem todas as células e também suas organelas internas. Elas são principalmente compostas de fosfolipídios, moléculas pequenas que, são constituídas principalmente de ácidos graxos e glicerol. Cada molécula de fosfolipídio tem uma cauda hidrofóbica composta de duas cadeias de ácidos graxos e de uma cabeça hidrofílica, onde se localiza o fosfato. A propriedade dos fosfolipídios de formarem membranas deriva de sua natureza anfipática. Os fosfolipídios esparramam-se sobre a superfície da agua, formando uma monocamada de moléculas de fosfolipídios com suas caudas hidrofóbicas expostas ao ar e suas
cabeças