Biologia - Pandemia Histórico
Objetivo A1- Pandemia.
28/01/2014
Aula 1
Introdução: Pandemia (A1)
Definições:
-Endemia: é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local. Por exemplo, um Surto de piolho em uma escola.
-Epidemia: é uma doença infecciosa e transmissível que ocorre numa comunidade ou região e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas de outras regiões, originando um surto epidêmico. Por exemplo, a Dengue no Brasil.
-Pandemia: é uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes ou destruindo cidades e regiões inteiras. Por exemplo, o Caso da AIDS.
31/01/2014
Aula 2
Pandemia (A1)- parte 2
*¹a qualidade de vida era péssima, “pessoas morriam como moscas”, foi o caos na humanidade, não existia infância, criança era um adulto pequeno e trabalha como um, velhos eram raríssimas por conta da expectativa de vida.
Pandemias causam efeitos sociais, políticos e econômicos.
As doenças são os maiores transformadores da sociedade.
Tudo se inicia na idade média*¹, onde todos tinham medo e acreditavam em bruxas, demônio, dragões etc. {*o diabo vermelho é pós o renascimento, até então o demônio era preto (ausência de cor, ao contrario de deus, a luz)} Mas a fé era tamanha que os humanos eram capazes de fazer tamanhas atrocidades perante o medo. Incapazes de matar o demônio, eles matavam “representes”, como por exemplo, as bruxas (meninas não virgens que tiveram relações sexuais com o demônio e com algum tipo de marca no corpo), íncubos (o bruxo/ marido da bruxa/ teve relações sexuais com a bruxa) e súcubos. Usavam o queimar as bruxas como uma válvula de escape, porém depois de um tempo acabaram as pessoas para enforcar, literalmente. E tudo por conta do medo de morrer/ficar doente. O senhor feudal começou a monetizar o trabalho por conta da escassez de pessoas causadas pelas mortes originadas de guerras, queimar bruxas, ou