Biologia Organiza O Celular
As células são delimitadas por membranas que possuem certo grau de seletividade, permitindo que tal estrutura tenha, com ressalvas, contato com o meio externo: é a permeabilidade seletiva. Algumas células possuem também outros envoltórios, como o glicocálix e a parede celular, que proporcionam resistência e proteção. Internamente há o citoplasma, região na qual ocorrem diversas reações químicas relacionadas ao metabolismo. Rico em água, íons e moléculas diversas, é nele que encontramos ribossomos e estruturas temporárias de reserva; além do citoesqueleto e das organelas citoplasmáticas, no caso das células eucarióticas. Células eucarióticas também se diferenciam das procarióticas pelo fato de nelas encontrarmos o núcleo, delimitado por uma estrutura membranosa: a carioteca; enquanto em organismos procarióticos há uma molécula circular de DNA, o nucleoide, sem delimitações membranosas. As células são a unidade estrutural de todos os seres vivos, sendo nelas o local em que ocorre a maioria das reações capazes de permitir o funcionamento de todos os organismos vivos. Assim, conhecer a organização celular nos auxilia a compreender com mais eficiência as funções que tal estrutura executa, e como ela interfere, positivamente, na vida dos seres viventes.
*RIBOSSOMOS : São organelas que têm a função de produzir proteínas, presente em bactérias, animais e vegetais.
*Núcleo Celular : É responsável pelo controle das atividades celulares.
*Complexo de golgi : Faz o papel de "correio" do organismo, pois empacota e envia as substâncias aos locais necessitados (Secreção celular). Presente em animais e vegetais.
*Vacúolo Central : Bolsa revestida por uma membrana chamada TONOPLASTO, semelhante à membrana plásmatica. Presente em vegetais
* Parede Celular : Presente em vegetais e bactérias, tem como função manutenção e proteger a célula.
*Nucléolo : Formação de ribossomos, presente em animais e vegetais.
*Envoltório