biologia molecular
COORDENAÇÃO DO CURSO DE BIOMEDICINA
PROF.ª DRA. ANA AMÉLIA C. MELO CAVALCANTE
BIOLOGIA MOLECULAR:
MEDIÇÕES, MICROPIPETAGEM E TÉCNICAS ESTÉREIS.
JOILDA VISGUEIRA TEIXEIRA
MARA REJANE DE OLIVEIRA MARQUES COÊLHO
RENARD BORGES RIBEIRO
THAYGARA ADRIELLI LIMA LEONCIO
TERESINA
2012
JOILDA VISGUEIRA TEIXEIRA
MARA REJANE DE OLIVEIRA MARQUES COÊLHO
RENARD BORGES RIBEIRO
THAYGARA ADRIELLI LIMA LEONCIO
BIOLOGIA MOLECULAR: MEDIÇÕES, MICROPIPETAGEM E TÉCNICAS ESTÉREIS
Relatório apresentado como requisito parcial para a aprovação na disciplinade Biologia Molecular, oferecida no 5º bloco pelo curso de Biomedicina da UNINOVAFAPI.
Orientadora: Prof.ª. Dra. Ana Amélia C. Melo Cavalcante
TERESINA
2012
INTRODUÇÃO
O domínio das técnicas de medições, micropipetagem e técnicas estéreis no laboratório em procedimentos microbioquímicos que usam volumes extremamente pequenos de DNA e reagentesapresentam resultados precisos necessários para resultados eficazes e eficientes. Protocolos direcionam técnicas que usam volume muito pequenos de DNA e de reagentes. Isto requer o uso de micropipetadores reguláveis capazes de medir volumes como o de 1μl, ou seja, um milionésimo de um litro.
A amplitude de volumes medidos pelos micropipetadores varia entre os modelos e os fabricantes. Micropipetadores de pequenos volumes (1-20 μl = P20) e de volumes maiores (20-200 μl = P200; 100-1000 μl = P1000) são muito utilizados em laboratório. Há cuidados quedevem ser tomados ao manusear um micropipetador como nunca girar o calibrador de volume acima dos limites superiores e inferiores de volume do micropipetador; nem mesmo mergulhar o micropipetador num líquido sem a ponteira, pois isso prejudica o pistão; evitar inverter ou deitar o micropipetador com líquido na ponteira, pois o líquido pode ir para dentro do pistão; não soltar o êmbolo rapidamente após expelir o fluido, pois isto