BIOLOGIA MOLECULAR
Questão 01
Ao longo do processo de "transcrição", ocorre um erro na sequencia dos nucleotídeos com uma frequência de 1 caso em cada 10 mil pares de bases. Algumas enzimas são responsáveis pela correção desses erros. Cite quais são essas enzimas e como ocorre o processo de reparo.
Apesar de mutações genéticas serem de extrema importância para a evolução de uma espécie, a sobrevivência do indivíduo depende da estabilidade do seu genoma. A estabilidade resulta não só de um acurado mecanismo de replicação, mas também de mecanismos que reparem os danos que ocorrem continuadamente no DNA.
Entende-se por reparo a capacidade da maquinaria celular de corrigir os erros causados por mutações. Muitos danos sofridos pelo DNA podem ser reparados porque a informação genética é preservada em ambas as fitas da dupla-hélice, de tal forma que a informação perdida em uma fita pode ser recuperada a partir da fita complementar.
Os mecanismos existentes e conhecidos de reparação do DNA lesado são provavelmente universais e uma célula pode ter vários sistemas capazes de atuar ao mesmo tempo no DNA lesado..
As enzimas responsáveis pela correção ou reparo de erros são as enzimas DNA-polimerases.
De acordo com pesquisas realizadas existem vários processos ou mecanismos de reparos. Cito o reparo por excisão de nucleotídeos (REN).
Como Ocorre: Quando a remoção da base defeituosa é feita pela incisão endonucleolítica nos dois lados da lesão, com liberação dos nucleotídeos, seguida pelo preenchimento da região por ação da DNA-polimerase. Em todos os organismos onde já foi estudado, o processo de REN consiste em cinco etapas:
1. Reconhecimento da lesão por um complexo multienzimático;
2. Incisão da fita anormal em ambos os lados da lesão a alguma distância desta;
3. Excisão do segmento contendo a lesão;
4. Síntese de um novo segmento de DNA utilizando a fita não-danificada como molde, por ação da DNA-polimerase;
5. Ligação/restauração da molécula de DNA por