BIOLOGIA MOLECULAR
Disciplina: Anatomia e fisiologia comparada dos animais domésticos
Professor: Wesley Adson Costa Coelho
Aluna: Camila Rafaella Nunes Alves
Anatomia e fisiologia comparada dos animais domésticos
Assunto: Sistema digestório dos ruminantes.
Mossoró/RN
2010
Sumário
1. Introdução
2. Desenvolvimento
3. Conclusão
4. Bibliografia
Introdução
O sistema digestivo revela os hábitos alimentares do animal e pode ser útil para sistemática, embora reflita características adaptativas do grupo em questão, pois a maioria dos órgãos são semelhantes em grupos não aparentados, em função:
• Da sua natureza, ex. intestino delgado
• Simplicidade, vesícula biliar
• Morfologia de aspecto evolutivo limitado, lobulações do pâncreas, fígado e alças intestinais
O sistema digestório (trato digestório) consiste em um tubo muscular revestido por mucosa que é contínua com a pele externa na boca e no ânus. Suas funções primárias são a ingestão, a mastigação, a digestão e a absorção do alimento e eliminação de resíduos sólidos. O sistema digestório reduz os nutrientes no alimento a compostos moleculares que são pequenos o suficiente para ser absorvidos e utilizados para energia e para construção de outros compostos que serão incorporados aos tecidos do corpo.
Os elementos do sitema digestório são a boca, a faringe, o esôfago, o pré-estômago (ruminantes), o estômago glandular, o intestino delgado, o intestino grosso, o reto e as glândulas acessórias (glândulas salivares, fígado e pâncreas).
Caudal ao diafragma, os componentes do trato digestório alojam-se dentro das cavidades abdominal e pélvica. Aqui eles são envolvidos por epitélio escamoso simples que também é denominado mesotélio ou serosa. Dentro dessas cavidades do corpo, a serosa é identificada como peritônio. Como a pleura dentro da cavidade