Biologia Inicio
Objetivos da Biologia
Conhecer as diversas concepções científicas, religiosas, populares e de outras culturas a respeito da vida, partindo da história da biologia em diferentes contextos, por meio de estudos científico-culturais, para perceber e valorizar a interação entre a vida cotidiana, celular e da biosfera. Produzir, fundamentar, questionar e comprovar as hipóteses e teorias. As hipóteses são construções mentais do pesquisador ou dos pesquisadores, fundamentadas nos valores e no contexto social, histórico, cultural e político do referido pesquisador ou dos pesquisadores, que explica certo problema ou questão levantada pelos indivíduos considerados. As hipóteses integradas e discutidas formam uma teoria. As teorias são grandes conjuntos de princípios e leis, que explicam grandes conjuntos de fenômenos das ciências naturais.
Bases filosóficas (visões) da Biologia
Visão mecanicista
Defende que a vida é o resultado de um conjunto muito grande e complexo de reações químicas.
Visão vitalista
Defende que a vida é caracterizada por uma energia vital, que flui pelo corpo de cada ser vivo. Se esse fluxo estiver desequilibrado, os seres vivos podem manifestar doenças.
Visão reducionista
Acredita que a anatomia e a citologia, por meio das dissecações e estudos ao microscópio, podem revelar os segredos e o funcionamento das células e da vida.
Visão sistêmica
Acredita que cada ser vivo é formado por níveis crescentes de complexidade, que interagem e produzem propriedades emergentes muito complexas, resultantes da interação dos níveis inferiores, de modo que o total das partes ou unidades coesas é muito mais complexo do que a sua simples soma.
Exemplos práticos das visões da Biologia: Aulas de anatomia animal ou vegetal por meio de dissecações, estudos de células animais ou vegetais ao microscópio, criação de áreas de concentração em Medicina, Odontologia, Biologia e outras disciplinas biológicas, teoria e prática da Medicina Tradicional Asiática, com